segunda-feira, 18 de março de 2013

EDUCOMUNICAÇÃO

 
Este curta-metragem é o  trabalho de conclusão de curso dos alunos da pós-graduação em Educomunicação Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Educomunicação: O Nascimento conta a história de dois personagens, Comunicação e Educação. Esse casamento começa uma ONG, na qual os dois trabalhando em conjunto para ajudar as crianças.  Desta "relação" nasce o filho Educomunicação.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Supervisão 2013


No último sábado, dia 9 de Março, aconteceu na FIAP a Supervisão 2013 da OPEE. O evento, composto de dois blocos, manhã e tarde, contou com mais de 300 educadores. Foi o primeiro encontro do ano, com palestras e dinâmicas, contextos de nosso país, desafios de uma boa qualificação, a importância do educador e o trabalho da OPEE neste contexto.

Depois de um welcome-coffee, nossa diretora Silvana Pepe foi a primeira a falar ao dar as boas-vindas e iniciar as atividades. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, foi brilhante na 1ª palestra do dia, sobre Neurociência e Motivação, com momentos de muita informação e descontração, envolvendo todo o público que se reuniu em grupos para troca de experiências.

Após o almoço, voltamos às atividades com a palestra do jornalista Marcos Brogna sobre o  Brasil de hoje, nossas crianças e jovens, situando educadores e ajudando-os a refletir  sobre como auxiliar seus alunos a tomar decisões relacionadas ao seus projetos de vida.  Silvana Pepe, apresentou novidades como o planejamento feito para as atividades dos livros do Ensino Fundamental e falou do embasamento, conceitos, estratégias e aplicações das propostas da coleção OPEE. A gestora de conteúdo Mariana Gonçalo deu ênfase especial aos conteúdos atitudinais: que cidadãos queremos formar? Que país queremos construir?

Depois de uma pausa para um  coffee-break, voltamos para um Talk-Show com a presença dos psicólogos Celi Piernikarz, Tiago Tamborini, Paula Napolitano, Nina Taboada e mediadores OPEE de escolas conveniadas, em que se discutiu posturas funcionais e disfuncionais na aplicação da metodologia.
Esperamos que este ano tenhamos mais momentos de troca como este e a OPEE possa ajudá-los cada vez mais na formação de jovens e seus projetos de vida.