quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Metodologia OPEE por Leo Fraiman



Pela construção de projetos de vida

As crianças têm um grande potencial criativo, mas, à medida que os anos passam, começam a temer falar o que pensam. E nada mais triste do que jovens sem vontade de viver, sem curiosidade, sem sonhos nem objetivos em suas vidas.
É preciso, portanto, que façamos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudarmos na transição da infância para a juventude e desta para a vida adulta. Para que essas passagens sejam bem feitas, é importante que nossos alunos saiam da escola com os olhos voltados a oportunidades e não apenas aos problemas da vida, e que o façam com perseverança.
A OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo) nasceu com esse propósito e trabalha em uma visão ampla da orientação profissional, com vistas à construção de projeto de vida, atuando nas seguintes frentes:

Autoconhecimento – para que nossos alunos desenvolvam positivamente a autoestima, bem como habilidades de convivência, valores, solidariedade, afetividade, otimismo e boas atitudes diante da vida.
Escolha profissional – para que as crianças e adolescentes percebam que todas as profissões são importantes para a sociedade e também para que possam, com o passar dos anos, perceber seus verdadeiros interesses e aptidões, e, assim, consigam escolher sua futura profissão de forma autêntica e consciente.
Processos seletivos e métodos de estudo – atividades que ajudam os alunos a se concentrarem melhor, a se organizarem, a aprenderem mais e a desenvolverem seu cérebro, bem como a realizarem provas e concursos com melhores resultados.
Empreendedorismo – entendido muito além da abertura de negócio próprio, mas como a possibilidade de tomar a vida nas mãos e construir uma carreira sólida unindo realização profissional com felicidade.
Educação Financeira – para despertar a consciência de que nosso valor como pessoas não depende do que temos e sim de quem somos, possibilitando maior autonomia ao aluno diante do bombardeio consumista que a publicidade voltada ao público infantil.

Os pais podem ajudar muito para que tenhamos sucesso com este trabalho, em três formas:
1) Ler com os filhos os textos debatidos em aula faz com que os conteúdos estudados sejam melhor ativados na memória. Os pais aprendem junto e, com isso, também mostram que aquilo que é falado na escola tem importância dentro de casa.
2) Ao comentar exemplos da vida pessoal, os filhos percebem mais facilmente seu valor. As experiências de vida dos pais, como profissionais e como pessoas, podem contribuir muito.
3) Constantemente serão enviadas cartas aos pais sobre diversos temas relativos ao curso. Ao ler estes textos e interagir sobre os temas em família, os pais aprendem mais sobre como educar seus filhos e ganham mais exemplos daquilo que os filhos estão vendo em sala de aula.

Melhor do que sonhar é realizar. Contamos com a sua parceria para concretizar junto conosco a formação de uma geração que olhe para a vida de frente, com olhos abertos, coração cheio de vida e valores claros na alma. Um grande ano para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário